O MAIS PROFUNDO SO SEU SER

Saiba que no mais profundo de seu ser, nos recessos mais recônditos de seu coração, moram a Deusa do Conhecimento e a deusa da Riqueza. Ame-as e alimente-as, e todos seus desejos desabrocharão espontaneamente em forma material. Afinal, essas deusas possuem um único desejo. Elas querem nascer.

-Deepak Chopra (Criando Prosperidade)
Foto: Saiba que no mais profundo de seu ser, nos recessos mais recônditos de seu coração, moram a Deusa do Conhecimento e a deusa da Riqueza. Ame-as e alimente-as, e todos seus desejos desabrocharão espontaneamente em forma material. Afinal, essas deusas possuem um único desejo. Elas querem nascer.  -Deepak Chopra (Criando Prosperidade)

domingo, 21 de outubro de 2012

VOCÊ tem construindo seus PLANOS?

 

 

 

Como você tem construído seus planos?

Repense o seu modo de ver a vida
Em nossa vida fazemos planos, estabelemos metas e, com isso, visualizamos situações que “podem vir a ser”, que “podem ocorrer”, e nos colocamos numa posição de expectativa e investimento de energia, trabalho e emoção. As expectativas de vida podem, em algum momento, concretizar-se ou não.
O acúmulo de expectativas e situações não resolvidas, bem como problemas cotidianos, profissionais e pessoais podem nos levar ao famoso estresse, que não vem apenas por aquilo que está externo a nós e visível, como problemas, pessoas, falta de dinheiro, desemprego, etc., mas especialmente ao que chamamos de fatores internos, e um em especial: a maneira como interpretamos a vida e seus acontecimentos, as pessoas com as quais convivemos, as situações pelas quais passamos.

Geramos ou pioramos um estado de estresse pela forma como encaramos a vida. 
 Quer um exemplo bem simples de como isso acontece? 
Por um descuido, você bate seu carro. 
Não é nada grave, não houve vítimas.
 Qual a solução mais prática? 
Buscar um funileiro, avaliar os danos, fazer o orçamento, as formas de pagamento, 
se você pode ou não pagar agora e decidir por fazer o conserto
. Isso é prático, racional e direto (mesmo sabendo que have
rá um gasto e que você não poderá pagá-lo agora).
 
 

Porém, um modo que gera grande desgaste é olhar para a mesma situação cobrando-se: “Eu fiz tudo errado! Como pude bater este carro! Eu não me perdoo, sou mesmo um idiota”. Todos esses pensamentos estressantes e autopunitivos trouxeram alguma solução? Certamente não. Percebe agora como nossos pensamentos e crenças pessoais podem influenciar nossa reação diante de um acontecimento?

A forma como interpretamos as situações e o modo como nossos pensamentos se desenrolam desencadeiam, portanto, a produção do famoso estresse. Crença é aquilo que dá significado à nossa vida. Se eu creio em Deus, meus atos tendem a ser pautados por essa crença. Por outro lado, se creio que tudo será péssimo, que não sou capaz, que nada dá certo comigo ou que nunca minhas expectativas darão certo, temos aí um bom caminho para atitudes desfavoráveis e um amontoado de novos pensamentos negativos e um belo caminho para o adoecimento e para um círculo contínuo e vicioso de estresse.

Muitas vezes, quando estamos nesse estado, achamos mil desculpas para justificá-lo: "Estou estressado porque meu carro quebrou". Ou: "Porque meu time perdeu", assim como: "Porque meu namoro acabou", porque ... porque... porque... sempre baseados em fatos externos.

Você já parou para pensar qual é a sua parcela de responsabilidade diante do que não deu certo? Será que não é devido à sua forma de ver o mundo que o estresse acontece e com ele todas as consequências físicas e emocionais em sua vida?

Faço este convite a você: pare e observe como você encara o mundo ao seu redor. Este pode ser um primeiro passo para não ser refém da vida e dar um novo significado à sua história.
 !

 Elaine Ribeiro
psicologia01@cancaonova.com
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário